Desenvolvendo futuras lideranças empresariais com uma mentalidade verdadeiramente global

Arte / Crédito: The European Business Review website

Anke Middelmann, diretora do MBA Executivo Global e professora de Gestão Multicultural da SKEMA Business School esteve na Câmara de Comércio França-Brasil nessa terça-feira, 18, em São Paulo (SP) junto à membros para uma palestra especial, apresentando insights sobre o “conjunto de ferramentas de liderança global”.

Em entrevista à revista eletrônica, The European Business Review, de janeiro de 2020 (http://bit.ly/2S9rBjB), a Prof. Anke Middelmann, fala sobre a importância de desenvolver futuras lideranças empresariais com a mentalidade global, cuja temática foi compartilhada no evento de hoje em São Paulo.

Leia a entrevista traduzida em nosso blog:

O MBA Executivo Global da SKEMA foi classificado entre os 12 melhores MBAs Executivos da Forbes. Como você se sente com essa conquista? Na sua opinião, quais são os recursos exclusivos que diferenciam esse programa dos outros?
Estamos muito satisfeitos com o ranking da Forbes, porque é outro marco para este programa. Acho que tudo isso se deve à visão da SKEMA e à dedicação de todas as pessoas envolvidas em tornar o programa o que é hoje. O que nos torna tão únicos? Acho que somos verdadeiramente globais. Nosso corpo discente é cerca de 91% internacional e nosso corpo docente vive e trabalha no exterior ou vem de outros países. Outro aspecto único é que este é um programa de aprendizado combinado, o que significa que nossos alunos, onde quer que estejam, podem seguir cursos on-line, por meio de seminários e outros meios.

Você tem uma trajetória profissional extensa como consultora multicultural. Você pode nos contar algo sobre sua jornada profissional e como foi a transição quando mudou para a academia?
Vivi e estudei em diferentes países e estive em ambientes multiculturais a maior parte da minha vida. Isso aumentou minha curiosidade e interesse por outras culturas, colocando-me em uma carreira multicultural. Trabalhei em várias organizações globais, sempre com o objetivo de permitir que as pessoas entendessem e superassem as diferenças para trabalharem juntas e de maneira eficaz.

Quais são os aspectos cruciais que precisam ser abordados para unir a aprendizagem acadêmica e as necessidades práticas dos líderes em todo o mundo?
Os estudos acadêmicos estão escondidos em um canto e os negócios estão no outro extremo da escala. Mas você pode vincular os dois com êxito. O importante é criar vínculos muito vívidos entre a teoria e a prática. O aprendizado acadêmico é necessário porque você precisa dessa base crucial; sem uma teoria, como você pode colocar as coisas em prática efetivamente? Mas, ao mesmo tempo, a teoria por si só não é completa sem alguma forma de contexto prático. Fazemos isso de maneira geral, através de estudos de caso, observações e feedback dos alunos na sala de aula ou simulações práticas de negócios.
A SKEMA Business School oferece especializações e opções flexíveis para o programa Global Executive MBA nos quatro continentes. Como essa experiência global aprimora a competência cultural e de gerenciamento de executivos e dos alunos?Estudar na SKEMA é uma experiência global em todos os níveis. O corpo discente e o corpo docente são internacionais e o programa leva os alunos aos quatro continentes. A força absoluta disso – perspectivas diferentes, experiências diferentes – faz do programa um laboratório multicultural real, e os alunos aprendem a lidar com as diferenças uns dos outros em primeira mão, frente a frente e na sala de aula virtual. Para aprimorar essas habilidades culturais e de gerenciamento, os alunos fazem um curso chamado “Developing Global Mindset”, durante todo o programa, onde combinamos aprendizado sobre cultura e diferenças culturais, além de questões econômicas, geopolíticas e internacionais.
Quais são os desafios comuns entre seus participantes ou estudantes em um ambiente multicultural e como a SKEMA lida com as mudanças nas tendências do mercado e as demandas variadas de executivos de diferentes países e indústrias?
Os desafios entre nossos participantes são praticamente os mesmos que enfrentam as organizações que trabalham internacional e multiculturalmente. Estes podem ser problemas de linguagem, bem como diferenças de atitudes e expectativas, para citar apenas alguns. É nossa responsabilidade trabalhar essas questões; e fazemos isso por meio de nossos cursos, atividades de formação de equipes e dedicando um tempo para ouvir nossos participantes, entender quais problemas eles podem encontrar e explorar suposições e preferências subjacentes.
Quais são os tipos de organizações que se beneficiariam da configuração exclusiva do MBA Executivo Global e, até agora, qual é o melhor feedback que você recebeu?
Nossos alunos deixam o programa equipados com um conjunto de habilidades que grandes e pequenas empresas precisam, principalmente aquelas que operam em âmbito internacional. Os participantes anteriores vieram de grandes e médias empresas de seguros, telecomunicações ou engenharia. Outros são fundadores de startups que participam do programa para desenvolver, consolidar e validar seus modelos de negócios. Vimos graduados sendo promovidos a cargos executivos durante o programa ou logo após a graduação. Outros passaram para posições novas e exigentes em outras empresas ou criaram com sucesso seus próprios negócios.

A incerteza e os papéis hipercompetitivos das indústrias de hoje exigem um líder que possa criar essas mudanças fortes e positivas, não apenas para si, mas para toda a organização. Como o MBA Executivo Global da SKEMA ajuda e molda a nova geração de líderes, e quais são as qualidades importantes de um líder do futuro na sua opinião?
Em resposta a essa necessidade, criamos um novo curso dentro do programa, que chamamos de “Laboratório de Liderança”, que abrange todos os aspectos do desenvolvimento da liderança e oferece aos alunos o espaço para experimentar e desenvolver seus conhecimentos, qualidades de liderança. Isso é complementado pelo ensino de habilidades práticas, como negociação, oratória, resiliência e atenção plena. Além disso, os alunos têm acesso a um pacote de treinamento executivo adaptado às suas necessidades e exigências. Ao final do programa, os alunos têm uma visão mais clara de onde desejam ir, tanto como indivíduos quanto como profissionais.
Como você mantém um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal?
Embora você possa realizar várias tarefas ao mesmo tempo, você não pode fazer tudo igualmente bem. Definir prioridades é muito importante. Para manter uma vida profissional e pessoal equilibrada, é extremamente importante encerrar o dia de trabalho e não ficar tentado a verificar e-mails à noite. É vital para qualquer líder passar algum tempo consigo mesmo todos os dias, seja refletindo, lendo um bom livro, fazendo caminhadas ou passando tempo com a família e amigos.
Capacitar as mulheres para papéis de liderança é uma tendência global. Como uma líder feminina acha que podemos progredir nesse empreendimento?
Sinto-me muito grata por estar onde estou hoje, porque nem sempre foi (e ainda não é) assim para as mulheres em todo o mundo. Obviamente ainda há muito a ser feito. Acho que precisamos reconhecer que não existe uma solução única para todos. As ações precisam atender às circunstâncias culturais; para dar um exemplo, operamos uma bolsa de estudos feminina e percebemos que ela é altamente atraente.
Que mensagem de motivação você gostaria de transmitir aos futuros aspirantes a líderes e o que o sucesso significa para você?
Sucesso significa algo diferente para cada um de nós, e não posso falar por todos. Para mim, isso significa fazer o que eu sou apaixonada. Administrar este programa internacional e multicultural com participantes talentosos, altamente motivados e apaixonados, e uma equipe maravilhosa é exatamente isso, então eu me sinto muito abençoada a esse respeito. Se eu fosse aconselhar ou motivar qualquer futuro aspirante a líder (ou, de fato, alguém que não tenha certeza do que quer fazer a seguir), minha mensagem seria: comece com você mesmo! Reflita sobre quem você realmente é, ouça a si mesmo e a sua intuição e identificará esse sonho. E então, você deve seguir esse sonho, porque se tiver confiança e determinação, chegará lá.

 

Quer saber mais sobre a SKEMA Brasil? Entre em contato pelo contato@skema.edu