STARTUP KAFÉ: o empreendedorismo digital da sala de aula para o mundo

Imagine que o seu trabalho de classe é desenvolver um plano de negócios para uma startup. Então, você tem a oportunidade de apresentar esse plano por meio de um “pitch” para uma bancada de professores internacionais que vão avaliar seu projeto (e até dar orientações para melhorá-lo). Mais ainda: se ele for bom, ele pode ser um dos 100 projetos que a escola incuba por ano, com ajuda de colegas de diversos países que poderão contribuir com a ideação, desenvolvimento e a implantação, tudo por meio de uma plataforma on-line exclusiva, internacional e multicultural.

É assim que funciona a SKEMA Ventures, a aceleradora de startups da SKEMA Business School que realiza, no dia 22 de outubro, às 17h30, em seu campus em BH, o Startup Kafe, no qual estudantes, incluindo os brasileiros do curso de graduação (Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais) apresentarão seus projetos de empreendedorismo digital. O evento contará com a participação do professor Dr. Philippe Chereau, diretor da SKEMA Ventures.

“É uma oportunidade única para o aluno começar a viver na prática as experiências que ele poderá em breve experimentar no mercado de trabalho”, avalia Priscila Malaguti Guerzoni, Diretora Acadêmica da SKEMA no Brasil. “Os alunos ainda terão a companhia de startups convidadas do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, o que faz do evento uma oportunidade única de networking profissional”, diz a professora.

Os projetos dos alunos foram “carregados” na plataforma global da SKEMA Ventures e são avaliados de forma constante. E depois da apresentação do dia 22, os professores internacionais da escola publicam seus comentários. Nessa fase, não é uma prova para classificação ou eliminação. “É parte do processo educativo: os professores fazem provocações, questionam os modelos de negócios, contextualizam os projetos dentro dos mercados, ou seja, os alunos se veem testados em vários campos e podem, a partir daí, melhorar e ampliar suas ideias”, dia a professora Priscila.

Por conta desse tipo de trabalho, a SKEMA Ventures exibe uma estatística digna de nota: cerca de 95% das startups que nasceram dentro da incubadora ainda estavam operantes depois de cinco anos do início de suas atividades. Chereau e seu time costumam dizer que com a orientação, a possibilidade de êxito dos projetos é muito maior, quebrando assim um paradigma do mundo do empreendedorismo digital, de que ideias devem ser testadas o mais rápido possível. Se derem errado, testam-se outras. A SKEMA Ventures prefere afinar bem as ideias primeiro, com ajuda de professores, especialistas e colaboração internacional, para que elas deem certo da primeira vez.

O que é a SKEMA Ventures

A SKEMA Ventures é a unidade de negócios criada pela SKEMA Business School dedicada ao empreendedorismo e à inovação. Por meio de uma cadeia de valor única, que engloba ensino, treinamento, incubação e aceleração, a SKEMA Ventures permite que cada aluno e ex-aluno da SKEMA pense, projete, teste e lance um projeto empreendedor em um contexto global, em seis territórios inovadores em quatro continentes, beneficiando do melhor de cada ecossistema local. Com a SKEMA Ventures, nasce o empreendedorismo GloCal!

 

Estude com a gente!

Deixe uma resposta