EMPRESAS ADOTAM AMBIENTE MULTICULTURAL DE TRABALHO

O multiculturalismo é um dos valores da SKEMA. Por um motivo simples: em um mundo globalizado, a diversidade está presente na sociedade e no ambiente corporativo. Hoje, é comum que grupos, comunidades e empresas reúnam indivíduos de diferentes etnias, culturas, classes sociais, religiões, orientação sexual e estado civil. O novo papel da mulher na sociedade, leis de inclusão e outros movimentos sociais amplificam essa realidade.

Os gestores de RH com global mind set (modo de pensar global) trabalham para estimular a integração de colaboradores de culturas e nacionalidades de diversas maneiras, desde a valorização de currículos que apontem experiências internacionais no período de formação do profissional até o investimento em capacitação por meio de estágios em posições internacionais das organizações, entre outras iniciativas.

Multiculturalismo traz vantagens

Por diversos motivos, o ambiente multicultural traz vantagens competitivas para as empresas. Um gestor com inteligência cultural, por exemplo, pode adaptar seu estilo de liderança de acordo com o ambiente em que trabalha, sendo capaz de enxergar e entender os diferentes hábitos e costumes que diferenciam os muitos povos do planeta.

Estudos indicam que o multiculturalismo propicia um aumento da criatividade e lucratividade. A consultoria McKinsey & Company, que estuda o tema há anos, aponta que a pluralidade étnica aumenta em 35% as chances de uma empresa ter uma performance acima da média em seu campo de atuação. A consultoria criou até um índice que mostra que a cada 10% de aumento no multiculturalismo de seu grupo de colaboradores os lucros crescem 0,8%.

Isso tudo sem contar que o multiculturalismo pode ser um importante fator de melhoria de imagem e reputação empresarial. Uma empresa que tenha políticas de inclusão e de respeito cultural pode ser vista com olhares mais simpáticos e assim atrair os melhores profissionais do mercado.

Uma realidade na SKEMA

Além de valores, o multiculturalismo e a diversidade são uma prática diária na SKEMA. É a única escola de negócios que tem presença global, com 7 campi em países como França, Estados Unidos, China, Brasil e, a partir de 2020, África do Sul. Os alunos podem escolher trilhas de formação multicampi.

Os estudantes da graduação em Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais, por exemplo, podem fazer dois anos no Brasil e os outros dois na França, nos Estados Unidos ou na China.

Em agosto desse ano, chegaram ao Brasil 145 alunos de 13 nacionalidades diferentes para estudar na SKEMA Brasil, dos quais 22 se juntaram à turma brasileira do curso de graduação, criando assim um ambiente multicultural.

 

Venha conhecer a SKEMA. Seu passaporte para um novo mundo. Inscreva-se: 

Deixe uma resposta