VUCA: que mundo é esse?

Você já parou para pensar que mundo é esse em que vivemos? Mudanças o tempo todo, novos conceitos e tendências, novas profissões. Sem falar no avanço acelerado da tecnologia, que cria ambientes de interação humana de formas que a gente nunca tinha imaginado.


Confuso? Bem, esse é o mundo VUCA, uma sigla que em inglês é usada para descrever, de forma sintética, o mundo de hoje: Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo. Quer saber por quê?


Volátil porque as coisas mudam muito rápido e é cada vez mais difícil planejar, agir de forma segura. O inesperado torna-se um fator presente no dia a dia de empresas e pessoas. Incerto porque mesmo dispondo de uma quantidade muito grande de informações, elas não nos ajudam a prever o futuro. As soluções que conhecemos hoje talvez não nos sejam úteis amanhã. Complexo porque a digitalização e a conectividade abrem tantas variáveis que tornam cada vez mais difíceis as análises e tomadas de decisão. E Ambíguo porque não existe mais uma simples resposta para um problema. Podem existir várias.


Quem está escolhendo uma carreira hoje precisa ter noção desse contexto e ter em mente que o mundo VUCA alterou o mundo do trabalho, que exige novos perfis profissionais adaptados à essa transformação. Novas oportunidades vão aparecer nas atividades que envolvem criatividade genuína, em trabalhos com alto grau de imprevisibilidade. Essas novas ocupações exigirão resiliência, adaptabilidade, iniciativa e a capacidade de lidar com relacionamentos pessoais mais ricos e complexos.


Por isso, além de uma formação teórica sólida, a SKEMA oferece um ensino voltado para o desenvolvimento de competências analíticas e criativas, de um espírito empreendedor, de características de liderança, competências digitais e técnicas, uma visão global do mundo que nos cerca. E, sobretudo, um senso de propósito ligado à consciência ética e sustentável do seu lugar nesse novo mundo.


Conheça a graduação em Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais da SKEMA. 

Deixe uma resposta