O SKEMA AI Global Lab vem aí para revolucionar a Inteligência Aumentada e a transformação digital

A SKEMA Business School irá lançar em 2019 seu laboratório global voltado para o desenvolvimento de Inteligência Aumentada,com pesquisas que unem as áreas de Data Science e Inteligência Artificial. O laboratório ficará baseado no campus da SKEMA no Estado da Carolina do Norte, em Raleigh, cidade que é um dos maiores hubs de inovação dos Estados Unidos, o coração do “triângulo” americano de pesquisa.

A meta da SKEMA – School of Knowledge Economy and Management (Escola da Economia do Conhecimento e da Gestão) é que o laboratório se torne referência mundial em realidade aumentada nos próximos cinco anos. O orçamento inicial do projeto é em torno de 3 milhões de euros. Outras fontes privadas de financiamento e um grande parceiro tecnológico devem se unir à SKEMA neste projeto em breve.

Centro global de aceleração de pesquisa de ponta sobre dados e transformação digital

O SKEMA AI Global Lab irá desenvolver algoritmos de Data Science (ciência de dados) e Inteligência Artificial e se especializará em modelagem preditiva para novos negócios e empreendimentos a serem lançados pelas empresas e pela sociedade moderna. O objetivo do laboratório é preencher a lacuna entre a ciência de dados, a inteligência artificial e a transformação digital de empresas e das diferentes sociedades pelo mundo. Desde o início de seu funcionamento no ano que vem, o laboratório terá filiais em outros dois campi da SKEMA, localizados também em importantes centros mundiais de inovação, em Sophia Antipolis e em Paris. Por meio de uma plataforma de transmissão de dados de última geração, o laboratório servirá como um acelerador de pesquisa de ponta e de transformação digital do ensino, também para os outros 5 campi da SKEMA pelo mundo, sendo 3 deles na França, um na China e um no Brasil.

Vasta experiência na ciência de dados voltada para negócios na liderança do laboratório

O professor de Data Science para International Business, Thierry Warin será o fundador e líder do SKEMA AI Global Lab. Warin foi o criador de uma plataforma tecnológica voltada para a pesquisa de dados e de inteligência artificial e professor titular da universidade francesa HEC (Hautes Études Commerciales) de Montreal, Canadá, por mais de 5 anos, desde 2013. Foi também professor convidado da Universidade de Harvard dos Estados Unidos por várias ocasiões durante 10 anos.

Warin realizou Realizou pesquisas com o Weatherhead Centre for International Business em Harvard e com a CIRANO – Centro Universitário de Pesquisa em Análise das Organizações em Montreal, onde estabeleceu uma plataforma internacional de visualização de dados (Mondo International) e o Social Science Data Lab.

Prof. Wariné também um dos editores acadêmicos da PLOS One, revista científica online daPublic Library of Science, projeto sem fins lucrativos que é uma biblioteca de publicações científicas dentro do modelo delicenciamento de conteúdo aberto.


Um laboratório para tratar de dados, mas “não disciplinado”

Está no DNA do SKEMA AI Global Lab ser um laboratório “não disciplinado”porque será de fato um laboratório multidisciplinar, fundamentalmente exploratório e, muitas vezes, anti-conformista, como a ciência exige ser. Irão se juntar ao Professor Thierry Warin mais 6 pesquisadores com especializações diferentes, que compartilharão seus trabalhos de pesquisa ao se conectarem na plataforma tecnológica voltada criada por Warin. O objetivo incial é acompanhar, durante 2 anos, empresas em todos os países onde a SKEMA tem um campus: França, Estados Unidos, Brasil e China.

Deixe uma resposta