SKEMA apoia projeto esportivo desenvolvido por alunos fora da sala de aula

Não é toda universidade que permite aos alunos desenvolver a capacidade de colocar em prática projetos que eles mesmos idealizam e sonham em vê-los funcionando. Essa prática é um pouco mais comum em universidades fora do Brasil, principalmente aquelas que recebem muitos estudantes estrangeiros.

 

A Implantação de um projeto

Nessas escolas, a idealização dos projetos costumam ser assim: os estudantes criam os clubes ou associações que reúnem alunos, por exemplo, por afinidade de idioma ou por terem o mesmo país de origem. Em muitos casos, eles procuram apresentar à comunidade acadêmica aspectos de sua cultura e tradições, mostrando o que é produzido na música, no cinema, na literatura e também na culinária de seus países. Feito isso, são promovidas feiras e outros eventos, pelos quais são arrecadados fundos para causas sociais desses países ou nas cidades em que estudam.

Há associações nas quais os alunos procuram desenvolver relações culturais e até de comércio entre seus países de origem e os que escolheram estudar. Há outras nas quais eles se reúnem por área de interesse, para aprofundarem seus conhecimentos. Outro exemplo é um tipo de clube de finanças de uma determinada faculdade, por meio do qual os jovens estudam sobre diferentes investimentos financeiros. Para isso, eles se relacionam com organizações atuantes na área e se desenvolvem como futuros profissionais daquele mercado.

 

Uma escola que valoriza a iniciativa dos seus alunos faz toda diferença

Ainda que uma boa parte das faculdades estrangeiras apoiem a implantação de projetos pela sua comunidade acadêmica, não são todas que oferecem auxílio e incentivo para que essas iniciativas idealizadas pelos alunos saiam do papel. Por isso, é importante buscar por escolas que não só permitam a realização e consolidação de boas ideias, mas que também auxiliem seus estudantes nesse processo, ampliando o potencial de aprendizado. Isso agrega ao histórico e currículo acadêmico experiências de valor para o mercado.

A SKEMA, por ser uma escola inovadora, voltada para a economia do conhecimento e para a gestão, incentiva e dá todo o apoio necessário para os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula no desenvolvimento de negócios e na gestão de projetos reais.

Mais do que isso, são atividades extraclasse que proporcionam aos alunos vivências e viabilização efetiva de estratégias, com orientação de professores de referência e suporte do staff da escola.

 

Projetos que saíram do papel: Atlética SK United

Vejam o exemplo do Thomas Vandel, nosso aluno de mestrado em Marketing Internacional & Desenvolvimento de Negócios. Thomas é francês, da cidade de Grenoble, tem 24 anos de idade e está fazendo um semestre de seu curso em nosso campus no Brasil, em Belo Horizonte e já passou pelo campus de Suzhou (China) e pelo campus de Sophia Antipolis (França).

Thomas, por ser um apaixonado por esportes, teve a iniciativa de propor à direção da universidade a criação da associação esportiva para a SKEMA no Brasil. Essas iniciativas também são muito comuns em universidades internacionais e já existiam nos outros campi da SKEMA na França, EUA e China.

O amadurecimento do projeto e sua primeira edição

O perfil de liderança e a bagagem multicultural de Thomas o incentivaram a agir e estruturar a associação esportiva no Brasil. O jovem apresentou seu projeto à reitora da SKEMA Brasil, Geneviève Poulingue, que garantiu o apoio da escola e o acompanhou para que a ideia saísse do papel e se tornasse realidade. A atlética da SKEMA nasceu e foi batizada de SK United. Thomas mobilizou colegas, que, em equipe, desenvolveram o logo da Atlética, produziram os uniformes e partiram para organizar os primeiros eventos.

O primeiro evento da SK United de Belo Horizonte foi fruto da visão empreendedora de Thomas, que percebeu a oportunidade na parceria firmada entre SKEMA e o melhor clube sócio-desportivo do Brasil – o Minas Tênis. Ao trabalhar como voluntário na promoção da escola no evento do aniversário dos 83 anos do clube, Thomas se apresentou ao Diretor de Negócios do Minas, João Gomide, com o qual estabeleceu uma relação de confiança e conseguiu abrir as portas do clube para realizar o 1º Team Challenge (desafio em equipe) promovido pela atlética SK United, no último dia 8 de novembro na unidade do Country do Minas Tênis Clube.

 

Veja abaixo o depoimento do Thomas sobre esse evento e sobre a SK United, dos quais ele se orgulha muito:

A quinta-feira passada foi um bom dia no Brasil. Nós, da nova associação esportiva da SKEMA (Bureau du Sport – BDS) em Belo Horizonte, gerenciada por mim e pelos meus colegas, ficamos muito felizes em organizar o primeiro evento “BDS Team Challenge 2018” no Minas Tênis Clube. A missão do nosso BDS é criar experiências esportivas agradáveis ​​no Brasil e conectar os alunos à comunidade brasileira, realizando atividades diárias, eventos especiais e torneios durante o ano acadêmico, já que acreditamos que todo estudante deve ter uma experiência inesquecível aqui em Belo Horizonte.

 E como nosso primeiro ato de associação, decidimos reunir a comunidade SKEMA em torno de um evento esportivo como um desafio de formação de equipe. Como resultado, todos os alunos, funcionários e professores se divertiram muito passando o tempo juntos. Aproveitamos também para nos divertir com atividades engraçadas e inesperadas que criamos.

 É claro que eu nunca teria conseguido fazer todo esse trabalho e fazer esse evento acontecer sem a ajuda dos meus companheiros de equipe, o enorme apoio do SKEMA e do Minas Tênis Clube. Eu estive cercado por pessoas incríveis, o que tornou a experiência sensacional. Desenvolver um projeto e fazer negócios no Brasil não foi fácil, mas, definitivamente, valeu a pena!”

Que venham novos desafios!

Desde a sua criação neste segundo semestre de 2018, a atlética SK United já promoveu outra atividade, a participação de 3 alunos na Corrida do Cruzeiro. Eles conseguiram completar os 10 Km da prova, que vem se consolidando como uma das corridas mais tradicionais de Belo Horizonte. A desse ano foi sua 7ª edição. Thomas e toda a equipe do Bureau du Sport e da SK United prometem mais ação até o fim do ano e para 2019.

Acompanhe os eventos pelo Facebook https://www.facebook.com/BDS-BELO-SK-United-2018-304688810135619/.

E se tiver uma atividade para propor ao time da SKEMA, pode ter certeza de que ele vai topar o desafio!

Deixe uma resposta