Ciência e tecnologia: desenvolvimentos que viraram grandes negócios

Estamos na semana da ciência e tecnologia e decidimos buscar a origem de algumas descobertas interessantes para nos inspirar.

Quem nunca se pegou pensando: como descobriram o micro-ondas? Ou qualquer outro aparelho que hoje está tão presente em nossas vidas que parece que sempre existiu?

Nós decidimos buscar informações e compartilhar com vocês. Além disso, vamos mostrar inovações tecnológicas que revolucionaram a nossa maneira de viver.

O prático e indispensável micro-ondas

Essa é uma descoberta acidental que facilita demais a nossa vida nesse mundo cada vez mais imediatista.

A história sobre essa invenção começou quando o engenheiro Percy Spencer estava fazendo testes com válvulas termiônicas na empresa em que trabalhava. Foi quando, de repente, a barra de chocolate que estava no seu bolso derreteu. Curioso, ele mirou a válvula para outros objetos e, depois de vários testes, concluiu que o derretimento deles era causado pela energia de pequenas ondas de calor. E, em 1945, nasceu esse aparelho que está presente em muitos lares.

Fonte da imagem: SMECC

Descobertas valiosas para o desenvolvimento da tecnologia

Agora que solucionamos como foi descoberto esse “valioso” eletrodoméstico, que temos que concordar, tem uma história interessante, vamos compartilhar o que descobrimos a respeito de grandes invenções que acabaram de acontecer. Provando que ainda vamos avançar muito.

 

O sucesso dos aparelhos celulares IPHONE.

Os aparelhos celulares passaram por grandes transformações. Criados em 1973 por Martin Cooper e apresentados ao mundo no ano seguinte, nos seus primeiros anos, eles eram muito grandes e caros, custavam cerca de 4 mil dólares e, por essa razão, somente uma década depois, o telefone particular finalmente chegou ao mercado. Foram inúmeras transformações nos aparelhos celulares até chegarem ao que nós conhecemos hoje: custo mais acessível, peso, qualidade do material e tecnologia cada vez mais avançada.

Pelo que podemos ver, o Iphone não foi o primeiro celular, já haviam algumas opções tecnológicas na época, mas ele foi uma inovação que carregou símbolos importantes e que transformou o smartphone em um conceito, sendo considerado, hoje, um dos maiores avanços tecnológicos do mercado.

O primeiro smartphone da Apple foi lançado em 2007 e tinha ferramentas e novidades ainda desconhecidas.

O dispositivo tinha integração perfeita com o sistema operacional pensado apenas para ele, além de facilidade e praticidade para comprar, baixar e instalar aplicativos. Através do marketing e da qualidade do produto, em pouco tempo, ele se tornou um dispositivo eletrônico amado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

 

Inteligência artificial a todo vapor

Você já deve ter ouvido falar da Bia, a assistente virtual do Bradesco, ou da SIRI, uma assistente do Iphone que te auxilia nas buscas on-line e até diverte os usuários. Já não é uma novidade, mas não deixa de ser inovador, e as empresas estão se adaptando a isso.

O Magazine Luiza também já está “surfando nessa nova onda” e esse é apenas um exemplo de como as organizações, de diversos segmentos, estão se adaptando a essa realidade.

Por que as empresas estão embarcando nessa? Porque gera economia, já que elas passam a ter menos custos a longo prazo. E, claro, aumentam os lucros. Além de ser uma importante ferramenta para conhecer melhor seu público, aumentar a eficácia do relacionamento e formar laços mais sólidos com seus consumidores.

Quem sabe o que virá através dessa descoberta?

Automação em todos os setores da economia.

O que antes era mais restrito a indústrias, agora está em cada escritório, em todos os segmentos da economia.

Os processos e a necessidade de tornar o trabalho mais ágil e prático para focar em atividades que ainda demandam esforço humano, fizeram essa necessidade se tornar urgente.

Como, por exemplo, uso de software de gestão e monitoramento no campo para melhorar os resultados das fazendas. O que antes era feito manualmente, com grandes chances de erros, hoje é extremamente automatizado e garante resultados muito mais eficazes para os produtores.

Inovações para automação nas empresas já estão auxiliando o aumento da produtividade em atividades baseadas em regras e ajudam as empresas a economizarem muito dinheiro e tempo.

Nos próximos anos a automação vai acompanhar ainda mais a transformação digital das empresas. O que será que está por vir?

 

Dirigir? Deixa que seu carro faz isso por você!

No passado, Henry Ford revolucionou a indústria automobilística criando o seu carro mais conhecido, o modelo T, e desenvolvendo uma nova forma produtiva na linha de montagem, a produção em série. Tornando-se, através dessas invenções, um dos homens mais ricos da época e um mito.

Agora, no século XXI, a indústria automobilística está prestes a passar por outra grande transformação: carros inteligentes MESMO. Já imaginou ter um carro dirigido por um software? pode parecer assustador, considerando que as grandes cidades ainda sofrem com trânsitos caóticos, mas carros autônomos têm sido um dos grandes investimentos de grandes empresas, com a Tesla, por exemplo.

Ainda faltam outras tecnologias para que os carros independentes se tornem uma realidade – como detecção de objetos, por exemplo – mas, ainda assim grandes marcas estão se preparando e buscando fazer um automóvel diferente de tudo que já vimos.

Já deu para perceber que a inovação, a ciência e a tecnologia estão cada vez ganhando mais espaço e transformando o mundo em que vivemos. Por isso, investir em pesquisas para que possamos descobrir novas maneiras de trabalhar, de nos locomover, é o que vai fazer do planeta um lugar cada vez mais incrível, e de você o destaque do futuro, que está mais próximo do que se imagina.

 

Tem alguma experiência para contar para a gente? Comente-a aqui no post, vamos adorar saber.

 

Deixe uma resposta